sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Radioatividade

Radioatividade: aplicação, necessidades e problemas

Definição: Radioatividade é a desintegração espontânea de núcleos atômicos mediante a emissão de partículas subatômicas chamadas partículas alfa e partículas beta e de radiações eletromagnéticas denominadas raios X e raios gama. Logo se reconheceu que a radioatividade era uma fonte de energia mais potente que nenhuma outra usada até então.
Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas.


Radiações Alfa, Beta e Gama: As radiações alfa ( a ) e beta ( b ) são partículas que possuem massa, carga elétrica e velocidade. Os raios gama ( g ) são ondas eletromagnéticas ( não possuem massa ), que se propagam com a velocidade de 300.000 km/s. Quando um núcleo perde uma partícula alfa, forma-se um novo núcleo, mais leve que o original em quatro unidades de massa. A emissão beta se produz por meio da transformação de um nêutron em um próton, o que acarreta um aumento da carga nuclear (ou número atômico) em uma unidade. Os raios gama costumam estar associados às emissões alfa e beta. Não têm carga, nem massa; portanto, a emissão de raios gama por parte de um núcleo não causa mudanças na estrutura do núcleo, mas simplesmente uma perda de determinada quantidade de energia radiante.

Meia-vida: Chama-se período de meia-vida o tempo que demora um elemento radioativo para reduzir-se à metade. É uma característica de cada elemento. Uma aplicação interessante do conhecimento desses períodos é a determinação da idade da Terra.

Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico, porém com massas diferentes. Quando o isótopo é radioativo, é chamado de radioisótopo.
Irradiação: É a exposição de um objeto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer à distância, sem necessidade de contato. Irradiar, portanto, não significa contaminar.

Aplicações: Com o passar dos anos foram-se conhecendo diversas aplicações da radioatividade. Hoje ela é utilizada nos mais diversos campos da atividade humana. Um dos elementos radioativos é o rádio, ele foi um dos primeiros elementos radioativos a serem utilizado pelo homem. É principalmente na radioterapia – e em especial como agente destruidor de tumores cancerosos – que encontra sua maior utilidade. No entanto, assim como os outros elementos radioativos, pode, em casos de longa exposição à sua radiação, ser fatal.
Além da medicina, existem outros campos em que a radioatividade é aplicada. Um de seus usos mais interessantes é observado na arqueologia, através do período de meia-vida pode ser calculada a idade de objetos históricos extremamente antigos, como fósseis, obra de artes primitivas, etc. E foi através desse método, que foi possível levantar hipóteses sobre a determinação da idade da Terra.
Outro uso de muita importância é como potência energética. No mundo em que o petróleo e o carvão se tornam cada vez mais escassos, a radioatividade apareceu como a mais possível solução para um dos maiores problemas da atualidade: o das fontes de energia.

Necessidades: Graças à radioatividade é que o homem foi capaz de descobrir a energia nuclear, que futuramente deverá estar sendo utilizada em larga escala, substituindo a energia produzida pelos combustíveis convencionais como o carvão e o petróleo.

Problemas: Apesar de todos os benefícios que trouxeram as pesquisas sobre a radioatividade, ela pode ser perigosa à vida humana. O problema da longa exposição à radiação pode ser contornado; porém, o verdadeiro perigo que trouxe ao homem a radioatividade é o do uso inadequado do imenso potencial energético que dela adveio, pois assim como possui uma extrema capacidade para proporcionar ao homem melhores condições de vida, também possui extrema capacidade de destruição. Graças à radioatividade foi possível a construção da arma mais mortífera que o homem já conheceu: a bomba atômica.


Fontes: http://members.tripod.com/everton_herzer/radioatividade.htm
http://www.coladaweb.com/fisica/radioatividade.htm
http://www.cnen.gov.br/ensino/radioatividade.asp

Aula: Vídeo sobre Chernobyl


Chernobyl

O acidente na cidade Chernobyl, situado na Ucrânia é até os tempos atuais, considerado o pior acidente nuclear já registrado. A nuvem radioativa produzida pela explosão se espalhou contaminando grandes áreas, tanto matando como deixando seqüelas em várias pessoas.
O professor Eduardo Calado nos mostrou em sua aula um documentário sobre a explosão com relatos de vítimas e pessoas envolvidas no caso, pelo que podemos absorver disso foi que estavam fazendo um teste lá, as coisas não saíram como previsto, ouve uma explosão tão grande que ultrapassou as supostas seguranças que eles tinham.
A explosão ocorreu à noite, tentaram apagar de maneiras convencionais...
Conseguiram diminuir o fogo e tal, mas continuou queimando por dentro, a fumaça permaneceu por mais de dez dias, ninguém tinha noção do que realmente tinha acontecido, nem dos prejuízos que aquilo tomaria e nem o que faria para amenizar a situação.
No Brasil podemos relatar algo parecido, em Goiânia, com o Césio-137, é claro que em Chernobyl foi algo de proporção extremamente maior.
Vinte anos após a tragédia de Chernobyl, várias vítimas, várias histórias, continua lá uma cidade abandonada às pressas, vários planos e sonhos deixados para trás com a esperança de um dia retornar.

Chernobyl depois de várias negociações foi oficialmente desativada no ano de 2000.


Segue abaixo algumas fotos: