quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Plásticos: Base da sociedade pós moderna

Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos, etc...

No popular conhecemos os plásticos como agentes facilitadores, vérsateis em nossas vidas! É impossível, nos tempos atuais, imaginar todas as nossas ações sem que haja a inclusão do plástico.

A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo, base mãe podemos dizer assim. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento

São inúmeras as aplicações do plásticos podemos citar algumas como: Artes Plásticas, Artesanato, Brinquedos, Construção Civil, Decoração, Design, Indústria aero-espacial, Indústria Agrícola, Indústria Automotiva, Indústria Farmacêutica, Indústria Têxtil, Odontologia dentre outras que nós, alunas do 3º ano do ensino médio, desconhecemos.
Para não poluir, os plásticos são reciclados, e com eles as pessoas usam a criatividade, como constrir bolsas e brinquedos, por exemplo.





Fontes: Wikipédia