sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Aula: Vídeo sobre Chernobyl


Chernobyl

O acidente na cidade Chernobyl, situado na Ucrânia é até os tempos atuais, considerado o pior acidente nuclear já registrado. A nuvem radioativa produzida pela explosão se espalhou contaminando grandes áreas, tanto matando como deixando seqüelas em várias pessoas.
O professor Eduardo Calado nos mostrou em sua aula um documentário sobre a explosão com relatos de vítimas e pessoas envolvidas no caso, pelo que podemos absorver disso foi que estavam fazendo um teste lá, as coisas não saíram como previsto, ouve uma explosão tão grande que ultrapassou as supostas seguranças que eles tinham.
A explosão ocorreu à noite, tentaram apagar de maneiras convencionais...
Conseguiram diminuir o fogo e tal, mas continuou queimando por dentro, a fumaça permaneceu por mais de dez dias, ninguém tinha noção do que realmente tinha acontecido, nem dos prejuízos que aquilo tomaria e nem o que faria para amenizar a situação.
No Brasil podemos relatar algo parecido, em Goiânia, com o Césio-137, é claro que em Chernobyl foi algo de proporção extremamente maior.
Vinte anos após a tragédia de Chernobyl, várias vítimas, várias histórias, continua lá uma cidade abandonada às pressas, vários planos e sonhos deixados para trás com a esperança de um dia retornar.

Chernobyl depois de várias negociações foi oficialmente desativada no ano de 2000.


Segue abaixo algumas fotos:






Nenhum comentário: