quinta-feira, 27 de março de 2008

A importância do pH na vida dos seres humanos

Definição:
- Potencial hidrogeniônico ou pH, na forma abreviada, é um índice que indica a acidez, naturalidade ou alcalinidade de um meio qualquer, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+).
- o pH varia de 0 a 14, sendo que quanto menor a medida de pH de uma substância mais ácida ela será.
- Uma solução neutra tem pH = 7, à temperatura de 25º C, e se houver uma mudança de temperatura, implicará em uma mudança do valor medido.
- Se for pH menor que 7 a solução será ácida, e se for maior que 7 será básica ou alcalina.


Medida de pH:
- O pH pode ser determinado por adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia com o caráter da substância. Um exemplo é o tersol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína sai de vermelha e fica incolor na presença de um ácido.
- Medir ou alterar um pH é uma tarefa elementar para indústrias, estações de tratamento de água, laboratórios, etc. Alguns exemplos de indústrias: fermentação, fabricação de alimentos, controle de qualidade de produto, fabricação de produtos de limpeza e desinfecção, fabricação de ácidos para processos de corrosão, e reações químicas; de estações de tratamento de água: água potável, águas para processos industriais, águas de torres de refrigeração, e efluentes; de laboratórios: análise de substâncias, desenvolvimento de novos produtos, e controle de qualidade.


Alguns valores comuns de pH:







pOH:
- Do mesmo modo pode-se definir o pOH em relação à concentração de íons OH-. A partir da constante de dissociação da água que tem o valor de 10-14 à temperatura de 25 °C.



pH na vida dos seres humanos:
- Plantas:

A Hydrangea macrophylla tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.

- Solo:

O solo vem sofrendo várias agressões e por isso fica desequilibrado, doente. Um desequilíbrio freqüentemente encontrado é a acidez do solo, responsável por grandes prejuízos para o agricultor e em seqüência, ao homem que está no final da cadeia alimentar.A acidez do solo, ou o pH baixo do solo faz com que a planta deixe de absorver determinados minerais e por isso, aparecem doenças nas plantas. Para corrigir a acidez do solo, isto é, elevar o pH para deixá-lo próximo da normalidade que é de 6,5 a 7,0 usa-se calcário para corretivo de solo, ou farinhas de rocha, ricas em minerais, que além de corrigir a acidez, fornece nutrientes minerais restituidores da saúde do solo. Outro produto que poderia ser utilizado para corrigir a acidez dos solos, seria as águas salobras (alcalinas) encontradas no Nordeste do Brasil.

- Saúde humana:

O pH do sangue humano precisa estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários à saúde daquele indivíduo. Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0 proliferem e encontrem ambiente propício para sobreviver. A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresentam um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro Prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo. Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo. Esse elemento só é absorvido pelo o organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é freqüente encontrar pessoas com doenças da tireóide, porque atualmente valoriza-se alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo. Em resumo, estando o pH do nosso sangue abaixo da normalidade 7,4 estamos propensos a todos os tipos de doenças: Câncer, artrite, diabetes, doenças do coração, fadiga crônica, alergias, além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Uma maneira de manter o seu pH é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca). Açúcar é um grande rebaixador de pH. Uma água mineral de boa qualidade pode suprir todas essas carências, no entanto precisa ter as seguintes qualidades: ter pH entre 7,0 e 7,5, e ser rica em minerais.

Fontes:

http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-que-e-o-ph/
http://pt.wikipedia.org/wiki/PH
http://www.provitec.com.br/sondas/ph.html
http://www.mibasa.com.br/artigo_gravata.htm

Um comentário:

Chiensetchats disse...

Meninas, vocês estão de parabéns!!! COntinuem assim!